domingo, 28 de abril de 2013

Intercâmbio Esportivo Cultural

       A Secretaria de Educação Básica de Aratuba realizará nos dias 06, 07 e 08 de maio de 2013 o evento - INTERCÂMBIO ESPORTIVO CULTURAL das escolas de Aratuba. Durante o dia ocorrem as atividades esportivas e à noite as apresentações de Música, Dança e Teatro.
     Participe! Prestigie. Valorize a cultural de nossa comunidade. Isso é um exercício de escola interdisciplinar.

Dia 28 de Abril, Dia da Educação



A maior parte do conhecimento humano se dá mediante um processo um processo de educação. Enquanto os animais vivem com base no próprio instinto, o ser humano vive por meio do que aprendeu de seus pais e da sociedade.

O processo de educação começa com a família:


Os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar e respeitar as outras pessoas. A figura dos pais é complementada pela escola, que, além de ensinar a vida em sociedade - para a qual os pais preparam os filhos -, habilita o jovem para escolher um ofício e ser economicamente produtivo.
O mundo moderno exige das pessoas uma preparação cada vez melhor. As novas atividades da economia moderna vêm requerendo uma formação mais abrangente dos candidatos aos novos empregos.
Boa parte da população, porém, nem sequer tem acesso ao ensino fundamental. Erradicar o analfabetismo é uma meta que o Brasil ainda almeja alcançar e pela qual se esforça.
Desde a última década do século XX, tem havido grandes avanços nessa área. O crescimento contínuo da taxa de escolarização vem reduzindo o analfabetismo, elevando o nível de instrução da população em todo o país e diminuindo, gradativamente, as grandes diferenças existentes entre as regiões. Houve um aumento da taxa de escolarização das crianças de 7 a 14 anos de idade. Em todo o Brasil, a proporção dessas crianças que não estavam na escola baixou de 9,8% para 4,3%; como conseqüências, houve redução do analfabetismo e elevação do nível de instrução da população.
O Sudeste deteve a maior taxa de escolarização (96,7%) e o Nordeste, apesar do avanço, a menor (94,1%). O percentual de crianças que estão fora da escola recuou significativamente, também, no Sudeste e no Nordeste.
Esses dados expressivos demonstram a capacidade do povo brasileiro de superar as adversidades. Afinal, a boa educação é a base de uma nação soberana e evoluída, capaz de construir o melhor para si, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.



fonte: IBGE

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Inscrições Abertas - EJA


Inscrições do EJA estão abertas para 8º e 9º anos até o dia 26 de abril. Os interessados(maiores de 16 anos) deverão comparecer, no Colégio Maria Júlia, portando todos os seus documentos.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Nova Turma do EJA da Comunidade Mundo Novo

Nova Turma do EJA reúne professores, alunos e responsáveis:

Diretora Kelly e Coordenadora Claudiana prestigiam a turma do EJA 2013 na região de Mundo Novo.

Professora Mikaely e sua turma.

Diretora de Departamento(Regina Magna) e Patrono da turma(Seu João).

Como um lápis

O menino olhava a avó escrevendo uma carta.
A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco?... E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto.
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo

- Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.

- Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.

- Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

- Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.

- Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca... Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.
                                                
                                                (Autor desconhecido. Texto debatido na acolhida da turma do EJA)




por: Regina Magna

sexta-feira, 19 de abril de 2013

14º Fórum da UNDIME-CE


O 14º Fórum da UNDIME-CE teve abertura realizada pela professora Izolda Cela, que falou sobre questões que mobiliza a Secretaria de Educação, conhecimento de projetos e programas do FNDE, e destacou a necessidade de conseguir um número maior de centros de educação infantil no Ceará.
Falou da importância da parceria com a UNDIME, de como o PAIC vem se desenvolvendo, das mudanças ocorridas na prova do 2º ano, onde agora ao invés do professor ler a prova para o aluno, este que passa a ler e interpretar sozinho sua prova, estimulando assim o desenvolvimento e interpretação da leitura.

Foi relatada a importância dos estudos no primário, relações, objetivos alcançados, metas, e ds desafios que virão, mas enfatizando que se houver trabalho em equipe e integração daqueles que constroem, o resultado será cada vez melhor.

Foi mostrado o resultado do Ceará dentro do relatório do programa Todos Pela Educação, onde foi o segundo estado com 15 municípios a cumprir todas as metas, saindo na revista VEJA.

Foi lembrado que acontecerá um seminário nos dias 22 e 23 de abril, tendo como discussão as demandas da educação no campo, indígena e quilombola. Dentre outros assuntos.

O PAIC teve espaços nos standes do fórum para expor suas publicações e o software do programa Luz do Saber Infantil, que disponibilizou um técnico para quem quisesse ajudar para utilizar o programa.




fonte: PAIC

Dia 19 de Abril, Dia do Índio

Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados e autoridades indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México. Essa recomendação, de nº 59, propunha:
1. O estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino:
2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.
Pelo decreto lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente Getúlio Vargas(1882-1954) e pelos Ministros Apolônio Sales(1904-1982) e Oswaldo Aranha(1894-1960), e o seguinte texto se decretou:
O Presidente da República, usando da sua atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a doção da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:
Art. 1º - considerado - "Dia do Índio! - a data de 19 de abril.
Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.


A recomendação de institucionalização do "Dia do índio" tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenista. Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do "Dia do Índio", às vezes, estendida por uma semana, a “Semana do Índio”.




fonte: Museu do Índio

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Hoje é Dia de Decisão em Aratuba

Hoje, quarta-feira, dia 17 de abril de 2013, na quadra Maria Júlia, vai acontecer a final da 1ª Copa de Futsal do município que se iniciará a partir das 19:00 horas.
Restam só dois times que disputarão as vagas de 1º e 2º lugares, Vila Real e Paijoão. Vai ser um jogão! Já a taça de 3º lugar será disputada por Juventude e Fernandes.
As premiações serão entregues na praça Adolfo Lima, logo depois dos jogos. Para fechar a cerimônia de premiação, música ao vivo.






Abertas as Inscrições para Cursos Profissionalizantes


A Prefeitura Municipal de Aratuba abre inscrições para jovens, entre 18 e 29 anos de idade, que não seja funcionário público ou esteja cursando alguma universidade. Os cursos oferecidos são: administração, arte e cultura, construção e reparo, gestão pública e setor, metal mecânica e serviços pessoais. O curso tem duração de seis meses e nesse período o jovem recebe uma ajuda de custo no valor de R$ 100,00 mensais.
Para se inscrever vá na Assistência Social, entre 8:00 e 17:00 horas, portando os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho(se houver), Título de Eleitor, Cartão do NIS(Bolsa Família) e Reservista(para homens).



fonte: Uma Nova Aratuba

Cerimônia de Abertura do Projovem Adolescente 2013

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, aconteceu a festa de abertura do Projovem Adolescente em Aratuba. O evento contou com a participação de 160 jovens, além da presença do atual prefeito, Ivan Neto e algumas autoridades. A noite foi embalada com músicas, sorteios e prêmios como pendrives, perfumes e uma máquina fotográfica da Nikon. A entrega dos brindes foi feita pelo prefeito. No total, houve a presença de mais de 400 pessoas no evento.

Parabéns, ao prefeito e a Secretaria de Assistência Social pela iniciativa.
Confira as fotos da festa:









terça-feira, 16 de abril de 2013

PEC 37 - A Emenda da Insensatez

Uma pausa na Educação para falarmos da nova Emenda que tem como objetivo detonar o direito de investigação do Ministério Público, o PEC 37 - O Brasil contra o resto do mundo.

Tem dado o que falar, a proposta de Emenda Constitucional 37/2011, que tem como objetivo vetar a apuração de infrações penais feitas pelo Ministério Público.
É óbvio que o poder de investigação do MP, assim como as atividades policiais devem ser controladas, até as pedras(que não estudaram) sabem disso. Mas o mentor dessa Emenda pretende colocar esse controle e essas atividades investigatórias como exclusiva para a polícia. Esquece sua Excelência que em nenhum país, considerado democrático, se faz isso. O Ministério Público é o principal investigador e solucionador de crimes na Alemanha, desde 1975, Portugal, desde 1988, na Itália, desde 1989. Nem vou citar Estados Unidos ou Espanha porque nestes as discussões se encaminham até para os limites do poder investigatório. Então, por que no Brasil tem que ser diferente?
Na semana passada Aratuba também se mobilizou. Em uma audiência aberta ao público, a promotora de justiça Dra. Aspázia Regina explicou a gravidade da aprovação dessa Emenda para resolução de casos que seriam avaliados pelos investigadores.



Eh, caro leitor, se não demos devida atenção a essa Emenda absurda antes, a hora de intervimos é agora. Dê seu voto a baixo, ajude a barrar essa ditadura.
Click AQUI para votar!

vote também no facebook:

Vídeo do PEC-37:



mais informações AQUI




fonte: Conjur

terça-feira, 9 de abril de 2013

Nova Lei Obriga Pais a Matricularem os Filhos a Partir dos 4 Anos

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, no último dia 4, a Lei nº 12.796, que obriga pais ou responsáveis legais a matricularem crianças na educação infantil, a partir dos 4 anos de idade. Já os municípios e estados têm até o ano de 2016 para incluir essas crianças na escola.

Segundo o MEC, o cumprimento da educação básica dos 4 aos 17 anos decorre da Emenda Constitucional  nº 59, de 11 de novembro de 2009. A mesma Emenda garante que a medida deverá ser implementada evolutivamente, até 2016.



Lei nº 12.796, Artigo 6º
"É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matricula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade".

Para o advogado Flavio Augusto Antunes, especialista em direito educacional, a lei "antecipa" o prazo de cumprimento da Emenda Constitucional 59. Ele faz ainda uma observação: "Os gestores públicos terão de cumprir essa lei desde já, sob pena de se considerar crime de responsabilidade, no caso de negligência com sua implementação, conforme já dizia o artigo 5º, § 4º, da Lei nº 9.394/96 (LDB)".


fonte: educação UOL

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Formação do PAIC

Amigo leitor, encerramos mais um mês de atividades. Nesta última semana do mês de março, fizemos apresentações de nossas propostas do eixo alfabético do Programa Alfabetização na Idade Certa, o PAIC, cujo material tem como objetivo apoiá-lo(a) no seu ofício de alfabetizador(a).

O material, como vimos na mensagem aos professores, foi idealizado pela professora Amália Simonetti, consultora deste programa de ensino estruturado para crianças do 1º ano. Como sabemos, o material é composto por propostas didáticas para alfabetizar letrando, dos quais se destacam, livro de leitura, caderno de atividades junto com gabarito, cadernos ilustrativos e coletânea de textos; todos estes, indispensáveis em sala de aula.
Nós que compomos a equipe do PAIC neste município, desejamos um bom uso deste material em sala de aula. Todos os materiais cedidos por nossa equipe seguem no blog e para ter acesso a eles basta ir no botão
"CONTEÚDOS" no menu horizontal do nosso blog.
Com a certeza que você , a partir da sua prática, desenvolverá uma aula bem sucedida, agradecemos a sua participação na 1ª Formação do PAIC de 2013.






Atenciosamente: Regina Magna

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sobre a Prova para Monitores de Dança, Teatro e Música

Atenção interessados nas ocupações para monitores de dança, teatro e música:
Avisamos que foi adiada a 2ª etapa da prova. Avisaremos com antecedência a data da avaliação.


Para mais informações, comente aqui no blog ou contate-nos: (85) 33291313